Festival de Cenas Curtas ocorre no teatro da UFMT
O grupo de teatro Cena Livre da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realiza na quarta-feira (15) e quinta-feira (16) o Festival de Teatro Cenas Curtas em Cuiabá, que está na segunda edição.
A apresentação será no teatro da universidade, sempre às 20h e a entrada é de 1 litro de leite.
O ingresso para o festival pode ser adquirido uma hora antes das apresentações e exclusivamente pela troca de 1 litro de leite.
O festival é formado com peças produzidas e pensadas pelos próprios integrantes do grupo durante o projeto.
O espetáculo foi idealizado desde o início pelos estudantes do curso de extensão em artes cênicas da UFMT e especialmente com a ideia da entrada solidária a partir da doação de 1 litro de leite que será entregue a uma instituição carente.
Segundo Lucas Lemos, diretor geral, o espetáculo representa a consolidação autoral de tudo que é produzido pelos integrantes do grupo nas aulas, e também o retorno do investimento de quatro anos do projeto de extensão e que mostra a força dos alunos da instituição.
O espetáculo é composto por 14 cenas chamadas de esquetes, que são partes de uma peça de curta duração, geralmente de caráter cômico. A montagem foi desenvolvida em oficinas semanais aos sábados no Centro Cultural da universidade.
Os esquetes vão contar histórias com temas diversificados, como do cotidiano, diversidade, feminicídio, histórias regionais, o aniversário de 300 anos de Cuiabá, comédias e musicais.
A equipe é formada por cerca de 55 alunos, entre dramaturgos, atrizes, atores, diretoras e diretores.
Trabalho é feito de acordo com o que todos estão sentindo e vivendo no momento e que espera comover quem assistir.
A diretora Ana Carolina de Mello disse que o trabalho é feito de acordo com o que todos estão sentindo e vivendo no momento e que espera comover quem assistir.
Nossos esquetes são fruto do que vivenciamos e expressão do nosso posicionamento diante da atual conjuntura política.
O Cena Livre é um espaço de criação crítica, onde todos trabalham para que a arte seja sentida. Acreditamos que toda ideia é importante, e esperamos emocionar o público com o que levaremos ao palco”, expressou.
O festival tem à direção geral de Lucas Lemos e Ana Carolina de Mello, a maquiagem será de Leandro Brito e Eros Eduardo Sgorlon, iluminação de Xico Macedo, e a atuação é feita pelos universitários, que são os alunos matriculados na UFMT em 2019 e frequentes no projeto de extensão que iniciou no começo do ano.
Serviço:
Festival de Cenas Curtas Cena Livre de Teatro
Onde: Teatro Universitário (UFMT)
Quando: 15 e 16 de maio, às 20h
Entrada: 1 litro de leite
Mais informações: (65) 99947-5181
Cena Livre
O grupo de teatro Cena Livre foi fundado em 2016, através de experimentações teatrais da ‘Confraria H’, como era chamado inicialmente o grupo pelos estudantes de História da UFMT. Em 2017, tornou-se um projeto de extensão do curso de Artes Cênicas da instituição.
Na época, o primeiro trabalho do projeto de pesquisa foi coordenado pela professora Ana Maria Marques e orientado pelo aluno Leosan Sampaio, que dirigiu o grupo entre 2017 e 2018.
Neste ano, o grupo comemora três anos de fundação, e já produziram uma mostra que foi apresentado em diversos eventos pela UFMT, como o primeiro Festival de Teatro Cenas Curtas (2018), Encontro Mato-Grossense de Artes Cênicas, em parceria com IFMT e Unemat, a peça “Factóide” em 2018 que participou do Festival Internacional de Curitiba no mesmo ano.
O Cena livre estreou em 2019 o mais novo projeto, “Cápsulas de Humor”, apresentado no Espaço Mosaico na capital e que foi um sucesso de público.